• Caio Cesar

Pontos para tratar distúrbios emocionais


Fukaya Descobriu um total de oito pontos entre os processos espinhosos vertebrais para tratar o estresse, nervosismo, insonia e depressão.

Trata com moxa japonesa (okyu) aqueles que tiverem sensíveis à pressão digital, não necessariamente precisa utilizar os oitos pontos para o tratamento, basta apalpar os pontos e aquele que demonstrarem mais reativos (dor ou sensibilidade maior) são os pontos mais indicados para aplicar moxa de Fukaya.

Ken Sawada, o fundador da escola Sawada de moxaterapia ensina que a "mente e o espirito" (Sei Shin) são formados no pontos YU* do coração e no pontos YU* dos rins .


Para Sawada - san , estes pontos estão a dois dedos laterais entre a 1º e 2 º vértebras lombares, igualmente para o coração que fica na altura da 4º e 5º vértebras dorsais.


Portanto convêm aplicar moxa nestes pontos em conjunto para equilibrar as funções autônomas desequilibradas pelo emocional.


NOTAS: Pontos YU* são os mesmo dos pontos Shu dorsais. Essa diferença acontece devido a diferenciação dos idiomas. YU é forma que se fala dentro da língua japonesa .

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo