• Caio Cesar

O Segredo Longevidade segundo Shimetaro Hara

Atualizado: 17 de dez. de 2021



Mas quem foi Shimetaro Hara?

Foi um médico que nasceu em Fukuoka, no Japão em 1882 e o Fundador do Hospital Kashiihara , ele exerceu medicina até os 104 anos (http://www.kashiihara.or.jp/).

Dr. Shimetaro Hara faleceu em 18 de junho de 1991, com 108 anos de idade. Ele seria o mais antigo praticante da técnica japonesa de moxa Okyu vivo no Japão


Então, qual é o segredo de sua longevidade?

… É a “ Moxabustão ” diária, principalmente no ponto E36 (足三里).


Moxabustão (Moxa + combustão) é um tratamento de aplicação de calor nos pontos de acupuntura com o uso de uma erva chamada Yomogi (Artemísia Vulgaris).

O objetivo da moxabustão é fortalecer o sangue, estimular o fluxo de ki (Chi) e melhorar o sistema imunológico.


Dr. Hara realizou uma pesquisa sobre os efeitos da moxabustão, incluindo, "Os Efeitos hematológicos de moxabustão Okyu." Neste estudo, ele encontrou os efeitos da moxabustão que aumentou contagem de glóbulos brancos e maior atividade fagocitária das células brancas do sangue.

Dr. Hara descreve os efeitos da moxabustão em seu livro, Manbyo-ni-Kiku Okyu Ryoho(moxabustão terapia eficaz para todas as doenças), no Jistugyo-Nippon-Sha 1933, p.133:


1. Aumento de glóbulos brancos A contagem de células brancas do sangue começa a aumentar logo após a moxabustão, e alcança um pico de oito horas mais tarde. Este pico é mantida por 24 horas. O número diminui um pouco depois de três dias, mas ela permanece elevada por 4-5 dias após a moxabustão. A contagem de células brancas do sangue quase duplica com a moxabustão, mas quando aplicado continuamente por seis semanas, o aumento é sustentado por até 13 semanas após a moxabustão é interrompido.


2. Aumento da atividade fagocítaria de células brancas do sangue Com bacilos tyhpoid a atividade fagocítaria aumenta apenas 15 minutos após a moxabustão. A atividade atinge um pico em 2-3 dias, e diminui gradualmente depois disso. atividade fagocítica é maior do que o normal por aproximadamente uma semana após a moxabustão, mas quando a moxabustão é aplicada de forma contínua, o aumento desta atividade continua por um longo período.


3. Aumento dos glóbulos vermelhos e hemoglobina Para os sujeitos que tinham uma razão de hemoglobina média de 78% antes moxabustão, a proporção foi aumentando gradativamente até atingir um pico de 90% em oito semanas. Aplicando moxabustão continuamente por 15 semanas, que leva 22 semanas para a contagem dos glóbulos vermelhos para voltar ao que era antes moxabustão.


4. Aumento da contagem plaquetas e velocidade de coagulação do sangue


5. O aumento de cálcio no sangue


6. Aumento da capacidade de produção de anticorpos


Ele praticou diligentemente esse método próprio e provou seus efeitos notáveis por viver tanto tempo. Há um episódio que, quando seu filho, também médico, pegou um resfriado, Dr. Hara repreendeu seu filho de não fazer moxabustão regularmente.


63 visualizações0 comentário