• Caio Cesar

Mapa abdominal Mubun Dashin (梦分打针疗法)


Segundo a coletânea de segredos da acupuntura (Shindo Hiketsu Shu), o abdômen tem capacidade de diagnosticar doenças, demonstrando como estão os órgãos e as vísceras dentro do nosso organismo.

A região do abdômen mostra onde há tensão endurecida e dolorosa à palpação como sinal de presença de um padrão de energia maléfica causadora das doenças conhecida no Japão como Jaki.

A técnica Mubun Dashin Jyutsu trata o organismo todo apenas utilizando os estímulos no abdômen, sendo que nessa área também se encontra zonas reflexas , como membros superiores, membros inferiores , cabeça e órgãos dos sentidos .

Através da palpação é possível sentir na região abdominal as “bolsas de jaki”, local que está concentrado energia maléfica causadores de doença, nesse momento é aplicado de forma suave e percussiva a agulha de contato (pin) e o martelo para fazer a vibração na agulha.

Apesar do martelo, uma palavra que assusta um pouco, a técnica é feita de forma suave e indolor.


Ferramentas Utilizadas:

  • O martelo (Tuchi ou Kozukii): Utiliza um martelo de madeira (mogno ou ébano, devido sua qualidade ) em conjunto com um pino metálico para atuar em percussão em áreas abdominais.

  • Pino (Uchibari): Há dois tipos de pinos em Mubun Dashin. O pino de cobre (o antigo era de ouro 24 Quilates) ou o pino de alumínio. Um de ponta fina e outro de ponta rombuda. Cada um tem a sua função, o de cobre é utilizado quando a área está dolorida tensa e possui frio e o pino de alumínio é utilizado em áreas tensas dolorosas e quentes.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo