• Caio Cesar Acupuntura e Moxabustão Japon.

Entendendo melhor sobre a reação de Osamu

Atualizado: 2 de ago.


O estilo de Sawada dá especial atenção à reação de Osamu para alcançar efetividade terapêutica. Mas de nada adianta aplicar moxa para queimar o paciente. A reação de Osamu depende em primeiro lugar do sinal de Osamu (que aparece naturalmente Como hiperemia em volta da agulha) este sinal demonstra que o sistema de meridianos através do sistema Taikyoku conseguiu concentrar o sopro frio em alguns pontos.

Portanto a busca pelo ponto sutra ou ponto da doença pessoal do paciente é o objetivo, sem ter certeza de que encontrou o ponto corretamente, o sistema não será efetivo. O Iroha de Sawada, mostra as figuras de pontos como uma possibilidade estatística, advinda de seu alto grau de prática e maestria. Mas se o praticante não buscar o local exato pela palpação de onde estes pontos mencionados estão, não conseguirá efetividade terapêutica. A combinação dos conceitos de ponto sutra e sinal e reação de Osamu caminham juntos.

Combine-os, no princípio poderá errar, mas insista até acertar, ou dominá-lo. A prática será o seu amigo e inimigo. Quando alcançar a maestria advinda da prática terá alcançado o nível básico.


Fotos da reações em um dos meus atendimentos.




Fote: Acupuntura e Moxaterapia Taikyoku - Cunha Azevedo.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo