Buscar
  • Caio Cesar

A importância da aplicação de moxabustão no ponto E36 (足三里).



É o ponto mais importante para tonificação de Qi e xue. Tonifica o Qi pós-celestial (do estomago e baço).

Apesar de se encontrar no meridiano do estomago ele tonifica intensamente o Qi do Baço/Estomago. Fortalece bem a mente e o corpo de pessoas muito debilitadas quando se encontra em estado crônico.

Uma vez utilizado de forma correta acaba fortalecendo a energia do Wei Qi impendendo possivelmente invasões de fatores patogênico no organismo. Quando se utiliza de forma preventiva a aplicação de moxabustão nesse ponto é muito bem vinda.

O Li Dong Yuan (1180 – 1251) disse: “Para pessoas idosas com deficiência de Qi, use E36 e REN6 frequentemente com 50 a 60 cones de moxa de uma única vez” E36 é utilizado caso queira tonificar o Qi original (Yuan Qi), apesar de que o Qi original resida nos Rins e esteja relacionado ao Qi pré-celestial, depende do estomago e baço para sua suplementação.

Monges Zen aplicando moxa no ponto E36

A moxaterapia é considerada um antigo tesouro na tradição e na manutenção da boa saúde no Japão. Os monges dos templos budista da tradição Soto Zen falam quando se utiliza a moxa (yaito) traz um beneficia da esperança, e do sossego de alcançar a paz interior. Na cidade de Takaoka Sekimoto estes monges rezam pela saúde do paciente través da penetração do calor sagrado da abençoada em um dia do ano. No salão da meditação fica cheio de mulheres e homens distribuídos no corredor do templo para receber moxaterapia tradicional do local nos ponto E36. Esta é uma das tradição feitas pelos monges zen tem todo o território nipônico. Teve origem a cerca de 120 anos atrás e realizada da cada mês de junho e julho do ano.

Algumas escrituras da medicina tradicional chinesa fala que se você utilizar moxa nos seguintes pontos:

  • E36

  • IG4

  • VC4

A cada 10 dias você aumenta a demanda de Ki (energia vital) no organismo e acaba prevenindo doenças.


Referencias:

- MACIOCIA. Giovanni. OS fundamentos da Medicina Chinesa. São Paulo, Roca , 2007.

- Website: Acupuntura Japonesa Cunha Harikyu-in

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo