Medicina Tradicional Chinesa (中医)

Texto por Caio Cesar de Oliveira

A medicina tradicional chinesa trabalha com os fenômenos naturais do universo e da natureza do ser humano, segundo o pensamento oriental o mecanismo de ação da acupuntura ou de qualquer outro tratamento da medicina tradicional chinesa é baseado em três pilares que rege toda a filosofia e a medicina chinesa:

 

  • Teoria do equilíbrio e o livre fluxo de Qi (energia)

  • Teoria do yin e yang

  • Teoria dos cinco elementos (movimentos)

 

Esses três pilares está relacionado com a teoria dos órgãos e vísceras (Zang fu) do nosso organismo e dos canais de energia (Jing luo) formam os fundamentos da medicina tradicional chinesa.

 

Seu objetivo é equilibrar o organismo de forma que mantenha um livre fluxo de qi (energia), pois, na medicina oriental, todo problema tem uma origem no desequilíbrio energético, tanto emocional como físico.

 

Os métodos utilizados para o equilíbrio energético são a inserção das agulhas em pontos localizados nos meridianos (canais de energias), ventosa-terapia, moxabustão, eletroacupuntura, do-in, tui-ná (massagem chinesa) e terapias corporais como Tai chi chuan, Lian Gong e entre outras.

 

“Todo objeto ou fenômeno no universo consiste de dois aspectos opostos chamado de yin e yang, que se acha em conflito e independência. Essa relação entra yin e yang é a lei universal do mundo material, o principio e fonte da existência das coisas. É a origem e causa para o florescimento e perecimento de qualquer forma na natureza.”

 

– Nei Jing

Caio Cesar de Oliveira

Biomédico Acupunturista e Reiki Master

Email: caio.acupuntura@gmail.com

Fone: (19) 99490-5909

acupuntura indaiatuba, medicina alternativa indaiatuba, reiki indaiatuba, medicina chinesa indaiatuba
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon
  • Blogger App Icon