Maiores informações: www.kawasaude.com

Artes Corporais Terapêuticas Chinesas

Texto por Érika Nishikawa

As artes corporais da medicina tradicional chinesa (MTC) consistem em uma variedade de recursos para a saúde e para o autocuidado, sendo consideradas importantes na concepção da medicina preventiva, tão peculiar à MTC.

 

Dentro desse contexto, o praticante dessas artes corporais torna-se um agente de sua própria saúde, responsabilizando-se e participando de seu próprio processo de prevenção e cura, sob a orientação de um profissional competente. Para isso, o autoconhecimento torna-se uma premissa necessária pois cabe ao facilitador e também ao praticante observar quais são suas necessidades e quais os melhores recursos para atendê-lo.

 

E são as próprias artes corporais terapêuticas os instrumentos desse autoconhecimento: através delas o praticante sintoniza-se com sua respiração e seus sentidos, aguça sua percepção para as diversas circunstâncias de seu dia-a-dia, observa suas sensações, emoções e nuances de seu equilíbrio, tomando cada vez mais consciência de seu Ser Integral.

 

As práticas corporais da medicina chinesa envolvem movimentos circulares e contínuos, alternam movimento e repouso, equilibram o yin/ yang e durante sua execução o praticante mantém um estado de presença e observação de si mesmo. Geralmente os movimentos são muito suaves, mas também vigorosos. Algumas práticas contemplam automassagens, treinos internos com observação da respiração e condução do sopro vital, meditação em movimento e meditação estática.

 

Atualmente há muitas práticas divulgadas no Brasil, cada qual com suas características e objetivos peculiares. Não descreveremos todas práticas disponíveis no país mas podemos citar entre as conhecidas o Tai Chi Pai Lin, o Lian Gong em 18 Terapias, o Treinamento Perfumado, o Tai Ji Qi Gong, entre outros treinamentos do Sopro Vital (Qi Gong) e estilos de Tai Chi Chuan. Nesse leque ampliado de recursos (com suas formas, sequências e técnicas) cabe ao praticante optar pelo o que mais atende seus interesses e necessidades para estar integrado a sua natureza, saúde e harmonia.

Caio Cesar de Oliveira

Biomédico Acupunturista e Reiki Master

Email: caio.acupuntura@gmail.com

Fone: (19) 99490-5909

acupuntura indaiatuba, medicina alternativa indaiatuba, reiki indaiatuba, medicina chinesa indaiatuba
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon
  • Blogger App Icon